Biblioteca de Gestão Integrada

34
Dos cartões perfurados utilizados nos Estados Unidos, por volta de 1936 à Invenção dos formatos MARC que permitiam o armazenamento e intercâmbio de dados do catálogo até a rede de Bibliotecas em Washington em 1960, chegando a 1970, onde surgiu o primeiro ILS, com sistemas automatizados, o mundo deparou-se com a internet e o surgimento dos catálogos online e grandes portais.

O ILS – Sistema Integrado de Bibliotecas prevaleceu e é um software para gestão informatizada das diversas atividades necessárias para o funcionamento de uma biblioteca (gestão de coleções, circulação de documentos, aquisições, publicação de relatórios estatísticos). O ILS é baseado em um banco de dados com uma interface gráfica (ou tela com imagem simpática e principalmente prática e de fácil navegação) para os bibliotecários, outros profissionais no recinto e para o público. Tal sistema traz ordem e praticidade ao trabalho e uma grande sensação de satisfação ao leitor que busca o livro físico ou digital em uma biblioteca e chega rapidamente ao seu objetivo. Essa satisfação gera “a volta do cliente” que, consequentemente, gera a indicação do cliente para outros amigos – um retorno rápido e eficaz para o trabalho da biblioteca ser reconhecido no seu bairro, na sua cidade ou, talvez, até no mundo. Portanto, além de obter tais sistemas, é necessária uma qualificação da mão de obra para que o serviço flua tão instantaneamente quanto a nova geração de usuários está acostumada a conseguir, sem nem ao menos pedir.
O mundo está mudando e estamos mudando com ele. É importante eliminarmos os macroproblemas no ambiente de trabalho, analisando as melhores soluções, fazendo o melhor treinamento e chegando ao resultado almejado. Aprender e inovar? Sempre!

Esse post foi publicado em Biblioteca. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário