Colaboração em nuvem em bibliotecas e escolas

33

De uns anos pra cá, não podemos ignorar o avanço das tecnologias e, muito menos, deixar de utilizá-las, seja na escola, na vida ou no ambiente de trabalho. Quem ficar com “medo” de aprender constantemente, estará, muito provavelmente, fora do mercado de trabalho ou, ainda, apenas em cargos iniciais. Isso vale também nas bibliotecas. A Tecnologia da Informação, os sistemas que são utilizados para a automatização estão chegando às bibliotecas e facilitando o trabalho do bibliotecário.

Um grande avanço tem sido os backups (cópias dos arquivos) “em nuvens”, em vez do uso de CD´s, DVD´s, entre outros recursos. Isso facilita a guarda de documentos importantes e abre espaço físico para outros materiais. Grandes empresas guardam seus dados em servidores compartilhados por milhares de pessoas, cada um com a sua conta e respectivo esquema de segurança.

Outro avanço está sendo o compartilhamento e troca de informações via web, a chamada “colaboração em nuvem” entre bibliotecas e escolas. Seja através do sistema instalado em sua biblioteca ou mesmo pelos computadores das escolas e bibliotecas. As escolas abrem um grupo para determinado assunto junto com o bibliotecário e se conversam virtualmente, facilitando o processo de pesquisas, empréstimo e devolução de materiais, entre outros. Tudo vai da criatividade de uso das escolas e das bibliotecas. O mais importante é “abrir a mente”, os olhos e aguçar a curiosidade e se manter informado sobre o que há de mais atual e, se necessário, procurar uma consultoria para esse processo de constante atualização e consumo rápido de informações. Ouvir, ver e pesquisar? Sim. Sempre!

Esse post foi publicado em Biblioteca. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário