Desastre em unidade de informação

42
Por: Mariah Aparecida Alves do Nascimento
As inundações e os incêndios foram apontados como fatores principais de um desastre em uma unidade de informação. Esses danos só podem ser evitados ou minimizados de acordo com um planejamento adequado de um programa de proteção contra incêndios e inundações. Recomenda-se que as Unidades de Informação tenham um manual com instruções para casos de emergência no momento de salvamento das coleções para o caso de enfrentar qualquer tipo de desastre. Nesse manual deverá constar claramente a função de cada um dos funcionários e suas funções para que, na ocasião em que ocorrer uma emergência, eles possam agir corretamente.

Para essas ocasiões existem algumas regras básicas de procedimentos e ações a serem tomadas no momento de um desastre. Para evitar um incêndio, não deve ser permitido que se fume na biblioteca; sempre verificar o sistema de eletricidade do prédio; instalar equipamentos de detecção de fumaça e realizar a sua manutenção constante; ter em mãos o número do telefone do Corpo de Bombeiros local; adotar normas que priorizem a retirada do acervo; sinalizar as dependências da biblioteca; desligar os aparelhos elétricos no final do expediente, tais como ventiladores, computadores, copiadoras, impressoras etc.; vistoriar constantemente os equipamentos de segurança e proteção, assim como o espaço físico. Em caso de inundação providenciar a instalação de varais para pendurar os livros pela lombada, secar a obra através da circulação do ar, não expor os livros ao sol, envolver os livros ou documentos mais encharcados com papeis mata borrão, não tentar abrir os volumes enquanto estiverem molhados.

Esses são apenas procedimentos de como agir e de como evitar um desastre em uma biblioteca ou centro de documentação, mas a melhor maneira é a unidade de informação estar preparada para ocorrência de tais eventos para que possa manter o seu acervo em segurança.

Esse post foi publicado em Biblioteca. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário