O fim dos livros impressos

37

Há quem um dia passou a acreditar que os livros no suporte papel teriam o seu grande “fim” com a chegada dos livros digitais, onde todas aquelas estantes de livros e periódicos empoeirados acabariam, e também o grande espaço que uma biblioteca possui para armazenar todas as suas obras. Mas o que realmente aconteceu, foi a junção do livro impresso e do digital. Nesse cenário, o mercado editorial agora lucra não apenas com os livros em suporte papel, mas também com os digitais, e bibliotecas passaram a ter um novo suporte para disseminar a informação.

Acredito que a única mudança que poderia ocorrer nas bibliotecas seria a mesma passar a ter um novo acervo para disponibilizar para os seus usuários e, com isso, atrair mais leitores. Diante disso, vejo e acredito que o livro impresso jamais acabará, pois assim como tem pessoas que preferem passar o dia realizando uma boa leitura em um suporte digital, existem aquelas que sempre serão fiéis ao livro impresso e que sempre frequentarão bibliotecas à procura de uma boa obra para folhear e se divertir.

Iremos sempre acompanhar as tecnologias de acordo com seus avanços, mas ainda parece pouco provável que um dia os livros digitais irão tomar totalmente o lugar do livro impresso em bibliotecas, livrarias e até mesmo em nossos acervos particulares.

Esse post foi publicado em Biblioteca. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário