Criando um ambiente motivador na biblioteca

35
Com o rápido processo de modernização e mudanças no mercado, as empresas precisam de um fator de destaque para se manterem vivas na mente dos clientes. Necessitam produzir produtos e serviços com um padrão de qualidade cada vez maior. Para haver qualidade, a equipe tem que estar satisfeita e motivada com o trabalho que executam. E, para ter uma “vontade maior” para trabalhar e desejo de fazer o melhor para si e para equipe, é necessário um bom gerenciamento. Este gerente ou chefe, no caso, o bibliotecário, deverá estar atento e servir às necessidades do grupo, seja treinamento, disposição física no ambiente, mudança de estrutura organizacional ou tecnológica, no intento da satisfação do grupo para que este goste do seu trabalho e queira fazer parte dele como uma peça fundamental para o bom andamento e atendimento dos leitores.

Veja alguns passos de melhoria:

1 – Nunca sobrecarregar.

2 – Delegar tarefas. O novo desafio dará adrenalina e, o desafiado terá a satisfação de sempre estar aprendendo mais e ser melhor no trabalho.

3 – Envolver seus colaboradores. Não tome decisões sozinho.

4 – Pedir opinião gera reconhecimento. Cada colaborador precisa conseguir ter a sensação da frase “ – Eu sou importante no grupo”.

5 – Aja no tom certo e de forma adequada. Nada é mais desmotivador do que uma crítica tendenciosa.

6 – Tenha interesse pela “pessoa” não apenas como um colaborador. A felicidade da pessoa gera um bom colaborador.

Vale lembrar que cada um de nós tem potencial para ser líder, ou, ainda, cada um é um líder em potencial e deve saber servir bem para obter retorno em seus esforços, gerando um ambiente de total sinergia com o grupo. Afinal, um quebra-cabeça nunca estará resolvido se não ouver a última peça colocada. Pense nisso!

Esse post foi publicado em Biblioteca. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário